Museu das Emoções
2 min readMay 2, 2021

--

“OS DIAS DE…

Celebramos alegremente os dias festivos alusivos às diferentes temáticas e contextos. As escolas enchem-se de cores, músicas e muita alegria.

As crianças são alegremente convidadas a fazer os trabalhos do dia de São Martinho, do dia de São Valentim, do dia da Alimentação e de tantos outros importantes e com conteúdo, sendo estes vividos de forma mais ou menos similar para cada criança.

E a cada ano que passa lá nos encontramos com o dia do Pai e o dia da Mãe, que tanto prezo, mas que em contexto escolar talvez merecesse uma nova apreciação.

Quantas são as crianças que vêem, por variadas razões, negada a possibilidade de sentir a emoção das maravilhosas letras de Amor das músicas dos dias, de sentir a emoção de levar alegremente o presente que fizeram e que em muitos casos não têm a quem entregar e que por isso terão que encontrar antecipadamente um/uma “substituto(a)”, que em nada substitui mas que conforta imensamente…? E aqui, louvar o papel destas maravilhosas pessoas que recebem de peito aberto e de colo pronto este e outros mimos!

Quantas são as crianças que nestes dias, não só o do pai e da mãe, mas todos os que lhe antecedem em preparativos, ficam num sorriso silencioso, alimentam a ilusão de ter uma figura de conforto, ou sentem o vazio de uma ausência inesgotável?

Talvez seja importante parar para pensar não na injustiça dos que têm os pais presentes não poderem festejar os dias de… mas no peso dos que não têm em ter que festejar algo para o qual não têm festa… nem gesto!

Um FELIZ Dia do Pai e da Mãe a todos os filhos que precisam de viver os seus pais de outras formas e que com coragem e bravura enfrentam os desafios de estarem a altura de uma emoção que não sentem ou não podem sentir…”

Andreia Martins

02/05/2021

--

--

Museu das Emoções

Criativos Indisciplinados. Procuramos dentro de nós a leveza das palavras e emoções. Partilhamos a arte de expandir o pensamento...